Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Graal promovem curso de lideranças.
No dia 22 de maio, em Pirapora, foi realizado no Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira, um encontro de lideranças femininas da região.
O evento promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em parceria com Movimento do Graal do Brasil, e com apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher, tem o objetivo de discutir os desafios das mulheres em sua luta diária por conquistas nos espaços de poder.
Segundo Neusa, representante da coordenadoria estadual de políticas para as mulheres são enormes as conquistas realizadas pelos movimentos feministas em todos os campos da vida social, ela afirma que “ao longo dos anos especialmente no que se refere à aceitação das mulheres no mercado de trabalho e ao seu reconhecimento profissional tem ocorrido mudanças significativas, não ainda como desejamos, mas acredito que com o exercício diário de nossa mulheres, cada uma em seu espaço, com certeza conquistaremos o que nos é de direito”.
Atualmente os movimentos sociais têm permitido as mulheres reivindicar cada vez mais seus direitos de cidadania ao criar novas formas e espaços de luta. Tudo isso pode ser comparado ao percebermos as ações dos grupos feministas, como o Conselho da Mulher em Pirapora, afinal estes grupos tem um papel muito importante na promoção, divulgação e reivindicação de direitos da classe. Para a presidente do Conselho Municipal da Mulher e vice-prefeita de Pirapora, Dju Vieira, a nossa sociedade tem aberto espaço para as mulheres, mas ainda encontramos algumas limitações, mas por outro lado, ao observarmos o comprometimento das nossas mulheres, temos a certeza que vamos reverter essa situação, afinal nossa sociedade feminina está muito melhor organizada, declarou Dju.
Movimento do Graal na luta dos direitos feministas.
Há alguns anos o Movimento do Graal do Brasil vem despertando nas comunidades, através de fóruns e seminários a importância da participação feminina.
Íris dos Anjos, coordenadora do programa de formação no município de Pirapora, destaca que o Graal vem desenvolvendo diversas ações para a conscientização das mulheres com destaque para a importância delas se tornarem sujeito ativo, dentro do contexto social. Através do programa de formação continuada, são promovidos debates sobre espiritualidade, participação nos espaços de poder, controle social, violência, geração de renda, dentre outros assuntos, segundo Íris, o objetivo do trabalho é oferecer a estas mulheres mais informação e formação, “nosso trabalho visa fortalecer as mulheres das comunidades para que as mesmas participem ativamente das decisões do nosso país”, concluiu.