quinta-feira, outubro 21, 2010

Pirapora e Rio São Francisco são destaque em exposição de Ronaldo Fraga em Belo Horizonte

Por, Tereza Cristina Costa
EMUTUR


O estilista mineiro Ronaldo Fraga, lançou no dia 19 de outubro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a exposição ”Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga: cultura popular, moda e historia”.

A exposição que leva o nome do rio da unidade nacional representa para o estilista a continuidade de um projeto: ”As águas do São Francisco não cabem em uma só coleção de moda, em um só livro e muito menos em uma única exposição. Portanto, essa não e uma obra de acervo. São instalações costuradas entre a moda e a cultura ribeirinha”, declarou Fraga.

A exposição, dividida em dez espaços belíssimos criados por Ronaldo Fraga exibem as belezas e peculiaridades do rio e do seu povo ribeirinho. Em um vídeo gravado em Pirapora, Ronaldo explica o projeto que conta ainda com a participação ator Wagner Moura; no ambiente estão expostas 3,9 milhões de canudinhos azuis, brancos e amarelos que reunidos formam o rio São Francisco; 720 garrafas, cheias com água do rio com rótulos de cachaças, faze alusão aos muitos aguardentes produzidos nas cidades ribeirinhas; 13 toneladas de sal grosso que fazem referencia a condição atual de salinidade do rio; 3 canoas de Pirapora ponto em que o rio passa a ser navegável; 10 redes brancas com grandes bonecos sugerem os passageiros de tempos atrás quando vapores e vapozeiros singravam as águas do velho chico ligando os cinco estados brasileiros; 2 mil garrafas pet foram transformadas em peixes e 2 mil apitos de barro em forma de pássaros e peixes fazem referência a fauna da região, que levam os visitantes a uma viagem maravilhosa e lúdica que permite ao espectador navegar pelo rio e conhecer suas belezas e peculiaridades.

O evento contou com a presença do ator Wagner Moura, Samuel Rosa (Skank), Fernanda Takai (Patu Fu),Evandro Xavier (presidente do Aquário São Francisco), estudantes de moda, dentre outros convidados.

Exposta na Galeria Alberto da Veiga Guignard, Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga, mais que moda ‘e um espaço extremamente cultural. “Meu trabalho ‘e o mesmo, o que muda ‘e o suporte. Antes eram as passarelas da São Paulo Fashion Week; agora, são as galerias. O importante ‘e que a moda dialogue com a cultura”, diz Fraga.

Ainda, em uma breve apresentação do projeto ao publico, Fraga afirmou que: “Quando se bebe da água do rio, ele entra em você e não sai mais”. Isso demonstra que os laços do estilista Ronaldo Fraga com o rio e com Pirapora ainda podem render muitos outros projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para suas idéias!!!
Deixe aqui seu comentário.
Com carinho,

Dju Vieira