Será inaugurado, no dia 27 de junho, em Pirapora o CEAD- Centro de Acolhimento e Atenção ao Uso Abusivo de Álcool e outras Drogas.
O projeto faz parte das ações de prevenção do CONSEP-Conselho Comunitário de Segurança Pública, e COMAD - Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, apoiado pela prefeitura.
Instalado na Rua José de Barros Lima, 32- Bairro NS de Fátima, prestará um serviço de atenção psico-social as vítimas e aos seus familiares com uma equipe multidiciplinar para a promoção da saúde e qualidade de vida.
A política de apoio mútuo aos usuários e seus a familiares baseia-se nos modelos teóricos sócio-cultural que consideram a problemática das drogas como uma questão social, cujas intervenções têm por objetivo principal minimizar os efeitos danosos das drogas, buscando a melhoria do bem-estar físico e social dos usuários e seus familiares e ajudá-los a atuar socialmente.
Para a vice-prefeita Dju Vieira o trabalho que será desenvolvido será essencial “O uso abusivo de álcool e drogas consiste numa problemática presente em nossa cidade, assim como nas diversas partes do mundo, graças a iniciativa e o empenho das coordenadoras Carla Valéria e Dalva Galdino teremos mais um serviço voltado para a promoção da saúde e qualidade de vida de nossa gente”, declara a vice-prefeita.
Os profissionais voluntários que atuaram nesse programa devem assumir uma postura compreensiva e inclusiva, considerando o usuário como um ser racional.
Portanto, devem estabelecer com ele relações de cooperação, sem o uso de técnicas hostis ou confrontativas, mas deverá desenvolver ações que provoquem no usuário o desejo de um tratamento e, em seus familiares o papel de não se tornarem co-dependentes, ou seja assumirem seu papel de mediador do tratamento com uma postura independente, ou seja, o familiar não precisa viver a dependência ele precisa ser parceiro no processo de libertação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para suas idéias!!!
Deixe aqui seu comentário.
Com carinho,
Dju Vieira