Olá pessoal,
No próximo domingo, dia 03 de outubro, vamos as urnas decidir os rumos do nosso estado e país, para alguns um dia comum, mas para outros é o momento único de participar do processo democrático de construção de uma sociedade.
Neste momento não poderia deixar de lembrar, embora muitos estejam conscientes, da importância do exercício da cidadania através do voto e da escolha do seu candidato.
Em pesquisa pela internet encontrei estas dicas que serão muito úteis a você eleitor.
Com carinho,
Dju Vieira
Vote consciente! Informe-se sobre seu candidato!
A internet ajuda o eleitor a se familiarizar com o candidato e conhecer melhor as propostas. O eleitor mais interessado também pode conseguir acompanhar a trajetória política do candidato, sua agenda e campanha. Basta pesquisar! O futuro do país está na escolha do seu candidato!
Conheça o histórico parlamentar: o site do Projeto Excelências é uma ferramenta, vinculada à ONG Transparência Brasil, que controla a atuação política do país. Permite com que você pesquise informações desde a produção parlamentar até a variação patrimonial do político. Entre no site, escolha o tipo de informação desejada, clique em um dos tópicos do quadro “agrupamentos”, ou selecione a região no mapa. Selecione a casa parlamentar e o nome do político.
Verifique processos no STF: complicações judiciais que envolvam o candidato estão divulgadas na página do STF (Supremo Tribunal Federal). Acesse o site, passe o cursor sobre a aba “processos”, clique em “acompanhamento processual” e realize a pesquisa pelo nome desejado. Atente-se! O fato de um candidato ter o nome vinculado a um recurso no STF não significa que seja réu. Tenha cuidado ao verificar eventuais processos! Diga não a candidatos com a Ficha Suja!
Verifique processos no Estado: candidatos que tenham o nome vinculado a processo na justiça de Santa Catarina têm o nome registrado no site do TJ (Tribunal de Justiça de Santa Catarina). No menu do site, clique em “consulta processual”, escolha se quer pesquisar processos nas comarcas ou no TJ, escolha a opção “nome da parte” no lugar de “número do processo”. Igualmente ao item anterior, atente-se ao consultar processos, pois a citação do nome do candidato não significa que seja ré em algum processo. Exija que seu candidato tenha ficha limpa!
Não deixe de ir as urnas, não anule o seu voto!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para suas idéias!!!
Deixe aqui seu comentário.
Com carinho,
Dju Vieira