Neste 26 de abril comemora-se o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica não transmissível de poucas manifestações clínicas em suas fases iniciais e fator de risco importante para o desenvolvimento de acidente vascular cerebral (AVC), coronariopatias (doenças do coração), entre outras patologias.
A pressão alta é capaz de aumentar em até três vezes a possibilidade de infarto e em até sete vezes a de derrame, a hipertensão constitui-se num grave fator de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares. Estima-se hoje que 15% da população brasileira sofre desse mal, cuja ocorrência pode ser elevada com a obesidade, uso excessivo de sal e outros componentes presentes na dieta.
Vários estudos têm demonstrado que o controle da hipertensão arterial reduz significativamente a morbidade e a mortalidade.
Você pode colaborar para o sucesso do tratamento modificando alguns de seus hábitos.
Peso
O excesso de peso tem grande relação com o aumento da pressão, portanto, se você está com peso acima do normal, ou seja, índice de massa corpórea acima de 25 kg/m2, deve iniciar um programa de redução de peso no qual a ingestão de alimentos de baixo valor calórico deve ser a regra.
O controle de peso é apontado como primeiro passo na prevenção e tratamento da hipertensão arterial.
Fumo
O cigarro é o mais importante fator de risco, prevenível para doença cardiovascular, sendo responsável por 1 em cada 6 óbitos, pois a nicotina aumenta a pressão arterial e acelera a progressão da aterosclerose (depósito de gorduras nas paredes da artéria). Portanto, abandonar o tabagismo (ato de fumar) deve ser a primeira providência do hipertenso.
Sedentarismo
Abandone o sedentarismo. Passe a fazer uma caminhada regularmente de no mínimo 30 minutos todos os dias ou, pelo menos, quatro vezes por semana. Os melhores exercícios para os pacientes hipertensos são: caminhar, nadar, correr e andar de bicicleta. Exercícios como halterofilismo e musculação não são recomendados para hipertensos.
Estresse
Para cada pessoa as causas do estresse podem ser diferentes. O melhor a se fazer é se possível identificar o motivo que está gerando tensão e eliminá-lo. Na impossibilidade, deve-se "administrar" esse problema, através da maneira mais harmônica.
Atividades de lazer
Identifique uma atividade que lhe dê prazer, como ler um livro, pintar um quadro, bordar, participar de atividades sociais ou de grupos de relaxamento. Uma atividade desse tipo poderia ser muito positiva para uma vida normal.
Coloque nessa atividade todas as suas energias.
Tratamento
Tratamento
Quando seu médico lhe prescreve um medicamento, você deve tomá-lo rigorosamente conforme foi prescrito, observando as doses, número de tomadas diárias e os horários, pois, se você não seguir as orientações de seu médico, com certeza os tratamentos não trarão os resultados esperados.
Nunca abandone o tratamento, ele é para o resto da vida. Pode ser que com o tempo você tome outro medicamento ou até mesmo lhe seja recomendado um tratamento sem medicamentos, mas isso é uma decisão que somente seu médico poderá tomar.
O tratamento estará mantendo ou melhorando sua qualidade de vida. Portanto, segui-lo corretamente significa viver mais.
Lembre-se do consagrado ditado chinês: "Tenha coragem para mudar o que pode ser mudado, paciência para aceitar o que não pode se mudado e sabedoria para diferenciar uma coisa da outra".
Não se esqueça de reduzir em sua alimentação o sal e a gordura, eles também são dois grandes vilões.
Fonte: http://www.imperatriznoticias.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para suas idéias!!!
Deixe aqui seu comentário.
Com carinho,
Dju Vieira