terça-feira, maio 31, 2011

Pirapora, 99 anos!

Pirapora comemora nesta quarta-feira, (1º), 99anos. Segundo a historiografia brasileira, Pirapora foi elevada à condição de município em 1º de Junho de 1912. O município sempre teve um papel importante no País, marcado pelo corredor hidroviário que ligou Minas Gerais aos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas, e Sergipe.
O mesmo rio que durantes longas décadas teve em suas águas embarcações que transportaram nossas riquezas, também trouxe as suas barrancas essa gente ribeirinha, nossa maior riqueza, que com seu trabalho, garra, determinação e alegria fazem à diferença na construção da história cultural do nosso município.
Parabéns povo barranqueiro!
Hoje olhamos para trás com gratidão ao progresso que aqui chegou e para frente com fé e esperança para o futuro que construímos juntos agora.





segunda-feira, maio 30, 2011

Idosos tem direito a passagem gratuita em viagens 'Interestaduais."

A emissão do documento é feita pelas secretarias municipais de Assistência Social em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Até hoje, mais de 393 mil carteirinhas foram emitidas para pessoas com 60 anos ou mais e renda de até 2 salários mínimos

O acesso de idosos à gratuidade ou ao desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais – ônibus, trens ou barcos – é um direito garantido pelo Estatuto do Idoso. Pela legislação, no sistema de transporte coletivo interestadual, as empresas reservarão duas vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. De 2007 até hoje, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio das secretarias municipais de Assistência Social, emitiram cerca de 393 mil Carteiras do Idoso, instrumento de acesso à gratuidade e ao desconto nas passagens.
Carteira do Idoso, onde tirar?
O documento deve ser gerado pelas secretarias municipais apenas para pessoas com 60 anos de idade ou mais e que não tenham como comprovar renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos. A carteirinha tem validade de dois anos, contados a partir da data de expedição, em todo território nacional. Quando não há mais vagas gratuitas, o beneficiário pode ter desconto de, no mínimo, 50% sobre o preço das passagens.
De acordo com o MDS, a participação dos órgãos gestores da assistência social na promoção do acesso ao benefício tarifário a idosos sem meios de comprovação de renda está amparada no Decreto nº 5.934/06, onde são estabelecidos mecanismos e critérios para aplicar os dispositivos do estatuto.
Para a emissão da Carteira do Idoso, o interessado deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de seu município ou a secretaria municipal de Assistência Social. O idoso será incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e vai receber o Número de Identificação Social (NIS). As carteiras são emitidas pelas secretarias, de acordo com modelo elaborado pelo MDS e que está disponível no SuasWeb. O acesso dos municípios ao sistema é feito por meio de senhas.
Pelo decreto de 2006, para ter direito ao desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens, o idoso deverá adquirir o bilhete de passagem obedecendo aos seguintes prazos: com, no máximo, seis horas de antecedência para viagens com distância de até 500km; com, no máximo, 12 horas de antecedência para viagens com distância acima de 500km.
As pessoas que têm como comprovar renda não necessitam da Carteira do Idoso para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou ao desconto. Basta apresentar o comprovante de renda e o documento de identidade.
Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 0800 707 2003.

Fonte: http://www.mds.gov.br/

segunda-feira, maio 23, 2011

Inscrições para o Enem começam hoje.

Prazo para se inscrever no exame vai até 10 de junho.
Provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro.
O Ministério da Educação abriu hoje, (23) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011). O exame será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições poderão ser feitas no site do Enem até as 23h59 do dia 10 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 35. O Enem é utilizado por muitas universidades públicas para o acesso ao ensino superior.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC responsável pela organização do Enem, espera um total de 6 milhões de inscritos nesta edição do exame. O Enem será realizado em 12 mil locais, em 1.599 municípios e mais de 6 mil escolas estão no processo.
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2011 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, ou a estudantes que declarar ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep que poderá negar a isenção.
Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados.
Cabe ao candidato verificar se a inscrição foi concluída com sucesso. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas. Também será usados nos programas de bolsa de estudos (ProUni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação. O Comprovante da Inscrição estará disponível no endereço eletrônico do Enem.

Provas
As provas serão realizado nos dias 22 e 23 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio:
- ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia;
- ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia;
- Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;
- Matemática e suas tecnologias: matemática.

O Inep recomenda que os candidatos cheguem no local de prova ao meio-dia (horário de Brasília).

Os resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.

Fonte: Globo.com

domingo, maio 22, 2011

PIRAPORA RECEBE ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS

Nos dia 27 de maio, os Grupos de Câmara da Filarmônica de Minas passa por Pirapora. Os Concertos de Câmara são apresentações com número reduzido de instrumentistas e com a excelência artística que já é marca da Filarmônica de Minas. Nesta turnê, o público poderá assistir a concertos do Quarteto de Cordas, Quinteto de Metais e Quinteto de Sopros, formados pelos principais músicos de cada naipe de instrumentos, com repertórios especiais e abrangentes.O Quinteto de Metais que se apresenta. no dia 27, em Pirapora, no Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira recebe o Quinteto de Sopros da Filarmônica,  às 20h30, com entrada franca.
“Com as turnês estaduais, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais cumpre o papel de levar a música de concerto a diferentes regiões de Minas Gerais e possibilita que novos públicos tenham o contato direto com música sinfônica de excelência”, ressalta o presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Diomar Silveira

A Orquestra

Excelência artística e vigorosa programação. Amplo reconhecimento por parte do público e da crítica especializada. 85 músicos de várias partes do Brasil e do mundo. Esse é o perfil da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que, desde a sua criação, em fevereiro de 2008, já foi aplaudida por mais de 230 mil pessoas. Em 2010, foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Artes como o melhor grupo musical erudito do ano.
Sob liderança do maestro Fabio Mechetti, regente de sólida e respeitada carreira nacional e internacional e vencedor do Prêmio Carlos Gomes 2009 como Melhor Regente Brasileiro, a Orquestra apresenta ao público as obras essenciais do repertório sinfônico, além de produções contemporâneas, com solistas de destaque no Brasil e no mundo. Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Corey Cerovsek, Sonia Rubinsky, José Feghali, Shlomo Mintz, Cristina Ortiz, Antonio Meneses, Eliane Coelho, Marcelo Bratke, Augustin Hadelich, Yang Liu e Yoav Talmi são alguns dos nomes que já dividiram os palcos com a Filarmônica de Minas Gerais.
Suas apresentações incluem duas séries no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, turnês, Concertos para a Juventude, Clássicos no Parque e Concertos Didáticos. Desde sua primeira temporada a Filarmônica se apresenta regularmente nos principais eventos de música clássica do país, como Festival de Campos do Jordão, Festival de Música Colonial Brasileira e Rio Folle Journée. Em turnês, esteve em 28 cidades mineiras e em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campos do Jordão, Salvador, João Pessoa, Recife, Natal, Fortaleza, Belém e Manaus. Na Sala São Paulo, a Filarmônica de Minas apresentou-se em duas temporadas.
Como ações de estímulo à música, a Orquestra promove o Festival Tinta Fresca, para compositores de todo o país, e o Laboratório de Regência, atividade inédita no Brasil que abre nova oportunidade para jovens regentes brasileiros.

quarta-feira, maio 18, 2011

Luta Antimanicomial. Liberdade, atenção e amor são o melhor cuidado!

A Luta Antimanicomial busca despertar na sociedade reflexões sobre a defesa dos direitos humanos e também é um dia de comemorações pelo avanço conquistado na luta e superação do modelo manicomial de assistência em saúde mental. Nesta data, em todo o País são levantadas questões acerca do tratamento oferecido aos que sofrem de algum transtorno mental com a extinção dos manicômios e criação de novos dispositivos de tratamento, busca-se estreitar assim os laços entre o paciente, a família e a sociedade.
A Rede de Serviços, além de buscar o bem-estar do paciente, tem a preocupação em estabelecer parcerias com a rede de assistência social através de benefícios como aposentadoria, moradia, reinserção à sociedade e ao seio familiar.
Através do CAPS - Centros de Atenção Psicossocial, Pirapora oferece acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, artes, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.,

O que é o CAPS?

Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no País. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário.

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes

No ano passado foram denunciados 15.345 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo dados do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, em 2009 houve 9.638 registros de abuso sexual, 5.415 de exploração sexual, 229 de pornografia e 63 de tráfico de crianças. E só nos quatro primeiros meses de 2010, já foram contabilizadas cerca de quatro mil ocorrências de violência sexual contra meninos e meninas. Para alertar sobre situação, o Brasil instituiu, desde 2000, pela Lei 9.970, a data 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
É preciso dar um basta a essa situação de agressão as nossas crianças e adolescentes.
A problemática existe e devemos pensar coletivamente em estratégias de combate.
Em Pirapora, a Prefeitura Muncipal, através da Secretaria de Acão Social, Conselho Tutelar com auxilio da comunidade, estão sendo desenvolvidas diversas ações pontuais  que ajudam a identificar e combater o problema, que deve ser enfrentado tanto pelo poder público quanto pela sociedade, incluindo não só o terceiro setor, mas também a família e a escola.
A familia tem um papel muito importante neste contexto, relaizar a denúncia.
O silêncio ainda é um grande inimigo do ssitema de prevenção e das vítmas, o medo do agressor  somado ao medo de expro o problema tem deixado sequelas graves nas vitmas, que são molestadas durante anos, por uma pessoa que talvez faça parte do seu grupo familiar.
Aos adultos, além da sua responsabilidade legal de proteger e defender crianças e adolescentes cabe-lhes o papel pedagógico da orientação, acolhida e franqueza buscando superar tabus, preconceitos e oferecendo segurança para que possam reconhecer-se como pessoa em desenvolvimento, sujeitos e sujeitas em desenvolvimento. E, mais que tudo isso, que podem organizar-se e envolverem-se coletivamente no enfrentamento aos desrespeitos aos seus direitos sobretudo, promoção da cidadania que impõe à sociedade a necessidade de colocar crianças e adolescentes como prioridade absoluta.


quarta-feira, maio 11, 2011

Brasil avança no ranking internacional do diabetes

O diabetes é uma doença crônica que aparece quando o organismo não produz insulina suficiente ou não consegue usá-la adequadamente para suprir suas necessidades. O motivo é a alta taxa de glicemia encontrada no corpo.
As pessoas portadoras de diabetes tem que mudar hábitos, para ter uma vida saudável, além de estarem alertas para os níveis de glicose no sangue, para que sejam bem controlados.
O diabetes reduz a expectativa de vida do paciente em até 7 anos, e a maioria das causas está associada aos maus hábitos de vida, como alimentação rica em gorduras e a falta de exercícios físicos, além do estresse e do fator hereditariedade.

Em 20 anos, projeção é aumento de 67% nos casos brasileiros
Relatórios da Federação Internacional de Diabetes (FID) divulgados para as sociedades médicas de todo mundo mostram que o País ocupa, atualmente, o 5º lugar na lista mundial de nações com o maior número de portadores da doença.
Os já numerosos diabéticos do Brasil (7,6 milhões atualmente) vão aumentar ainda mais, segundo as projeções da FID. Em 20 anos, os adultos com a doença (entre 20 e 79 anos) vão crescer 67,1%, o quinto maior aumento mundial de população que convive com o problema metabólico.

Quais os tipos de diabetes?
•Tipo 1 - Chamado de diabetes juvenil, aparece, na maioria das vezes, antes dos 30 anos em crianças e jovens, e é responsável pela deficiência quase completa de insulina no organismo.
•Tipo 2 - O mais comum, que acomete mais de 90% dos diabéticos. Geralmente aparece em quem está acima dos 30 anos e evolui sem dar sinais de sua presença. A insulina no sangue pode estar aumentada, mas não funciona adequadamente: é o que se chama de resistência à insulina. Está também associado aos maus hábitos de vida como a obesidade e o sedentarismo.
•Diabetes Gestacional - É temporário e ocorre no período da gestação, causado pelos hormônios da gravidez, que aumentam a glicose no sangue e diminuem a ação da insulina.

Algumas características decorrentes do diabetes:
•Aumento da vontade de urinar.
•Sede excessiva.
•Fome constante.
•Cansaço permanente.
•Cicatrização lenta de ferimentos.
•Formigamento ou ardor nas extremidades das mãos ou dos pés.
•Perda ou ganho de peso.
•Problemas de visão.
•Infecções recorrentes de pele, gengiva ou couro cabeludo.

Fatores de risco:
•Hereditariedade
•Sedentarismo
•Estresse
•Triglicérides elevados

Recomendações:
•Coma alimentos ricos em fibras: verduras e legumes (crus e cozidos) e frutas (com casca ou bagaço), pois o conteúdo de fibras nos alimentos diminui a velocidade de absorção dos carboidratos.
•Não exagere na quantidade de frutas numa mesma refeição. Lembre-se de que elas também possuem um tipo de açúcar (frutose).
•Mexa-se! Praticar exercícios físicos, 30 minutos por dia é essencial para evitar a obesidade e melhorar a circulação dos vasos sangüíneos.
•Cuidado com alimentos light. Eles podem conter açúcar. O alimento diet é o alimento modificado em que um ingrediente é substituído por outro.
•Evite o sal de cozinha e outros alimentos como: caldos de carne e frango em tabletes, sopas de pacote, maionese, molhos prontos, embutidos, queijo parmesão e frituras no geral, pois eles contêm sódio que podem elevar a pressão arterial.

Medicamentos e novas tecnologias
No Brasil, só até março deste ano, os diabéticos ocuparam 36.267 leitos em todas as unidades de saúde públicas. Os pacientes internados por causa da doença estão em ascensão, o que mostra que as complicações relacionadas à dificuldade de controlar a glicose (em casos mais graves há casos de cegueira e amputação de membros) também estão crescendo.
Além das medicações, os pesquisadores brasileiros também estão empenhados em descobrir técnicas cirúrgicas capazes de controlar a doença metabólica. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica afirma que o País é um dos principais em pesquisas na área, mas nenhum procedimento ainda foi reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina. O CFM montou um grupo para avaliar estas propostas.

Fontes de Pesquisa: http://www.fisiomaisalfenas.com.br

terça-feira, maio 03, 2011

Parabéns Banda 3 de Maio!

Um som que toca os nossos corações.
Assim é a Banda 3 de Maio.

Quem é que nunca foi  a praça ouvir suas marchinhas que atravessam gerações, sem esquecer do nosso hino, que ao som da banda é maravilhoso.
Os anos podem passar mas a música de nossa banda não passará jamais.

Parabéns aos componentes de nossa amada Banda 3 de Maio que lutam sempre para que este trabalho não pare jamais!

Dju Vieira