Nos dia 27 de maio, os Grupos de Câmara da Filarmônica de Minas passa por Pirapora. Os Concertos de Câmara são apresentações com número reduzido de instrumentistas e com a excelência artística que já é marca da Filarmônica de Minas. Nesta turnê, o público poderá assistir a concertos do Quarteto de Cordas, Quinteto de Metais e Quinteto de Sopros, formados pelos principais músicos de cada naipe de instrumentos, com repertórios especiais e abrangentes.O Quinteto de Metais que se apresenta. no dia 27, em Pirapora, no Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira recebe o Quinteto de Sopros da Filarmônica, às 20h30, com entrada franca.
“Com as turnês estaduais, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais cumpre o papel de levar a música de concerto a diferentes regiões de Minas Gerais e possibilita que novos públicos tenham o contato direto com música sinfônica de excelência”, ressalta o presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Diomar Silveira
A Orquestra
Excelência artística e vigorosa programação. Amplo reconhecimento por parte do público e da crítica especializada. 85 músicos de várias partes do Brasil e do mundo. Esse é o perfil da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que, desde a sua criação, em fevereiro de 2008, já foi aplaudida por mais de 230 mil pessoas. Em 2010, foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Artes como o melhor grupo musical erudito do ano.
Sob liderança do maestro Fabio Mechetti, regente de sólida e respeitada carreira nacional e internacional e vencedor do Prêmio Carlos Gomes 2009 como Melhor Regente Brasileiro, a Orquestra apresenta ao público as obras essenciais do repertório sinfônico, além de produções contemporâneas, com solistas de destaque no Brasil e no mundo. Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Corey Cerovsek, Sonia Rubinsky, José Feghali, Shlomo Mintz, Cristina Ortiz, Antonio Meneses, Eliane Coelho, Marcelo Bratke, Augustin Hadelich, Yang Liu e Yoav Talmi são alguns dos nomes que já dividiram os palcos com a Filarmônica de Minas Gerais.
Suas apresentações incluem duas séries no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, turnês, Concertos para a Juventude, Clássicos no Parque e Concertos Didáticos. Desde sua primeira temporada a Filarmônica se apresenta regularmente nos principais eventos de música clássica do país, como Festival de Campos do Jordão, Festival de Música Colonial Brasileira e Rio Folle Journée. Em turnês, esteve em 28 cidades mineiras e em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campos do Jordão, Salvador, João Pessoa, Recife, Natal, Fortaleza, Belém e Manaus. Na Sala São Paulo, a Filarmônica de Minas apresentou-se em duas temporadas.
Como ações de estímulo à música, a Orquestra promove o Festival Tinta Fresca, para compositores de todo o país, e o Laboratório de Regência, atividade inédita no Brasil que abre nova oportunidade para jovens regentes brasileiros.
É Djuliane infelizmente nós acadêmicos da Unimontes campos de Pirapora não vamos ter o prazer de assistir a Orquestra mesmo tendo sido convidados, convite esse que veio do campus de Montes Claros onde teríamos até direito a certificado mas fomos barrados, impedidos. Fica aqui o meu protesto e de todos acadêmicos.Ficamos sabendo hoje, que os convites já foram distribuídos ou seja foram encaminhados para a secretaria de cultura da prefeitura de Pirapora os 600 convites e não sobrou um sequer. Não é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece com nós acdêmicos a 15 dias atrás aconteceu o mesmo num evento neste mesmo local. Será que nós acadêmicos da Unimontes de Pirapora não temos direito à cultura nesta cidade? Fica aqui o meu protesto.
ResponderExcluirRizia Maria
Olá Dju,bom dia,quando recebemos o convite feito pela nossa coordenadora ficamos felizes pois é algo diferente em se tratando de cultura, nós academicos da Unimontes recebemos ontem a noticia de que poderiamos mais participar do evento,imagina a nossa decepção, sendo que o mesmo está organizado tambem pela coordenadora de eventos culturais dessa instituição(a Sra.Aparecida)gostariamos de entender de quem foi o erro,sinceramento eu penso que esse foi um fato isolado,mas merecemos respeito quanto cidadãos,desculpe mas esse é um desabafo...Cleide Aparecida Dos santos(Acadêmica quarto periodo do curso de Pedagogia Unimontes/Pirapora)
ResponderExcluirA Presença da Filarmônica em Pirapora foi algo
ResponderExcluirprimoroso, uma demonstração de bom gosto e de
valorização da cultura e erudição.