domingo, maio 22, 2011

PIRAPORA RECEBE ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS

Nos dia 27 de maio, os Grupos de Câmara da Filarmônica de Minas passa por Pirapora. Os Concertos de Câmara são apresentações com número reduzido de instrumentistas e com a excelência artística que já é marca da Filarmônica de Minas. Nesta turnê, o público poderá assistir a concertos do Quarteto de Cordas, Quinteto de Metais e Quinteto de Sopros, formados pelos principais músicos de cada naipe de instrumentos, com repertórios especiais e abrangentes.O Quinteto de Metais que se apresenta. no dia 27, em Pirapora, no Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira recebe o Quinteto de Sopros da Filarmônica,  às 20h30, com entrada franca.
“Com as turnês estaduais, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais cumpre o papel de levar a música de concerto a diferentes regiões de Minas Gerais e possibilita que novos públicos tenham o contato direto com música sinfônica de excelência”, ressalta o presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Diomar Silveira

A Orquestra

Excelência artística e vigorosa programação. Amplo reconhecimento por parte do público e da crítica especializada. 85 músicos de várias partes do Brasil e do mundo. Esse é o perfil da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que, desde a sua criação, em fevereiro de 2008, já foi aplaudida por mais de 230 mil pessoas. Em 2010, foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Artes como o melhor grupo musical erudito do ano.
Sob liderança do maestro Fabio Mechetti, regente de sólida e respeitada carreira nacional e internacional e vencedor do Prêmio Carlos Gomes 2009 como Melhor Regente Brasileiro, a Orquestra apresenta ao público as obras essenciais do repertório sinfônico, além de produções contemporâneas, com solistas de destaque no Brasil e no mundo. Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Corey Cerovsek, Sonia Rubinsky, José Feghali, Shlomo Mintz, Cristina Ortiz, Antonio Meneses, Eliane Coelho, Marcelo Bratke, Augustin Hadelich, Yang Liu e Yoav Talmi são alguns dos nomes que já dividiram os palcos com a Filarmônica de Minas Gerais.
Suas apresentações incluem duas séries no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, turnês, Concertos para a Juventude, Clássicos no Parque e Concertos Didáticos. Desde sua primeira temporada a Filarmônica se apresenta regularmente nos principais eventos de música clássica do país, como Festival de Campos do Jordão, Festival de Música Colonial Brasileira e Rio Folle Journée. Em turnês, esteve em 28 cidades mineiras e em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campos do Jordão, Salvador, João Pessoa, Recife, Natal, Fortaleza, Belém e Manaus. Na Sala São Paulo, a Filarmônica de Minas apresentou-se em duas temporadas.
Como ações de estímulo à música, a Orquestra promove o Festival Tinta Fresca, para compositores de todo o país, e o Laboratório de Regência, atividade inédita no Brasil que abre nova oportunidade para jovens regentes brasileiros.

3 comentários:

  1. É Djuliane infelizmente nós acadêmicos da Unimontes campos de Pirapora não vamos ter o prazer de assistir a Orquestra mesmo tendo sido convidados, convite esse que veio do campus de Montes Claros onde teríamos até direito a certificado mas fomos barrados, impedidos. Fica aqui o meu protesto e de todos acadêmicos.Ficamos sabendo hoje, que os convites já foram distribuídos ou seja foram encaminhados para a secretaria de cultura da prefeitura de Pirapora os 600 convites e não sobrou um sequer. Não é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece com nós acdêmicos a 15 dias atrás aconteceu o mesmo num evento neste mesmo local. Será que nós acadêmicos da Unimontes de Pirapora não temos direito à cultura nesta cidade? Fica aqui o meu protesto.
    Rizia Maria

    ResponderExcluir
  2. Olá Dju,bom dia,quando recebemos o convite feito pela nossa coordenadora ficamos felizes pois é algo diferente em se tratando de cultura, nós academicos da Unimontes recebemos ontem a noticia de que poderiamos mais participar do evento,imagina a nossa decepção, sendo que o mesmo está organizado tambem pela coordenadora de eventos culturais dessa instituição(a Sra.Aparecida)gostariamos de entender de quem foi o erro,sinceramento eu penso que esse foi um fato isolado,mas merecemos respeito quanto cidadãos,desculpe mas esse é um desabafo...Cleide Aparecida Dos santos(Acadêmica quarto periodo do curso de Pedagogia Unimontes/Pirapora)

    ResponderExcluir
  3. A Presença da Filarmônica em Pirapora foi algo
    primoroso, uma demonstração de bom gosto e de
    valorização da cultura e erudição.

    ResponderExcluir

Espaço aberto para suas idéias!!!
Deixe aqui seu comentário.
Com carinho,

Dju Vieira