A Luta Antimanicomial busca despertar na sociedade reflexões sobre a defesa dos direitos humanos e também é um dia de comemorações pelo avanço conquistado na luta e superação do modelo manicomial de assistência em saúde mental. Nesta data, em todo o País são levantadas questões acerca do tratamento oferecido aos que sofrem de algum transtorno mental com a extinção dos manicômios e criação de novos dispositivos de tratamento, busca-se estreitar assim os laços entre o paciente, a família e a sociedade.
A Rede de Serviços, além de buscar o bem-estar do paciente, tem a preocupação em estabelecer parcerias com a rede de assistência social através de benefícios como aposentadoria, moradia, reinserção à sociedade e ao seio familiar.
Através do CAPS - Centros de Atenção Psicossocial, Pirapora oferece acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, artes, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.,
O que é o CAPS?
Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no País. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para suas idéias!!!
Deixe aqui seu comentário.
Com carinho,
Dju Vieira